segunda-feira, 11 de julho de 2016



TRANSFORMADORES ELÉTRICOS
Equipe [1]

RESUMO: Esse artigo irá apresentar de uma forma clara e sintetizada as características e funções dos diferentes tipos de transformadores. Com variações de tipos como, de força, de distribuição, de potência, e de corrente; e as subclassificações conforme o número de fases (monofásico, trifásico).

PALAVRAS-CHAVE: Transformadores; força; energia; volts;

ABSTRACT: This article will present a clear and synthesized form the features and functions of different types of transformers. With such variations in kinds of strength, distribution, power, and current; and sub-classifications according to the number of phases (single-phase, three-phase).

INTRODUÇÃO: Transformadores são aparelhos criados com a função de transportar energia elétrica, e a modificação de tensão e/ou corrente podendo aumentar ou reduzir a quantidade de volts, além de serem usados na modificação da capacidade de resposta de circuitos elétricos, mas no dia-a-dia, como funciona? Os transformadores são usados para a distribuição de energia elétrica de uma forma geral, e principalmente em muitos aparelhos que usamos em nosso dia a dia, como carregadores de celulares, onde ele reduz a tensão para que não queime o aparelho.
O funcionamento dos transformadores se dá seguindo a Lei de Faraday, criada pelo físico e químico Michael Faraday, ou princípio de indução eletromagnética; através de experiências ele notou que ao aproximar dois circuitos elétricos, ligando ou desligando um, o outro apresentava em poucos instantes uma corrente e também percebeu que corrente que ocorria ao ligar diferia da corrente ao desligar, e para certificar que esse efeito era magnético ele aproximou dos circuitos um ímã e ocorreu o aparecimento da corrente, mas só quando o ímã estava em movimento.  Através dessa análise ele concluiu que a variação do fluxo magnético que passava pelo circuito, produzia uma tensão elétrica a qual dava origem a corrente. Analisando isso, criou o anel de indução que era um anel de ferro doce contendo duas bobinas, uma ligada a um galvanômetro e outra ligada à uma bateria o qual foi chamado de primeiro transformador.
Há um grande transformador de distribuição em uma determinada sede de distribuição (no caso da Bahia, Coelba) a partir do qual será feita a distribuição pelos postes de energia, que por sua vez, também tem transformadores com x postes de distância entre eles (transformadores trifásicos), isso acontece por que a energia saindo do transformador principal, vai sendo "empurrada" de um para o outro até chegar às casas. Existem vários tipos de transformadores, o monofásico, que podem operar em duas fases, os trifásicos que operam em três fases usados na mudança de corrente e de tensão, elevando a tensão e diminuindo a corrente diminuindo assim a perde de energia por efeito joule ( por sobreaquecimento dos enrolamentos) e os polifásicos. Transformadores utilizados na rede elétrica atuam sobre a quebra de tensão, pois um transformador de grande porte como os das usinas, tem uma tensão muito alta, que vai sendo distribuída para as cidades, e para os transformadores das concessionárias e assim sucessivamente até chegar às nossas casas em forma de 110V e 220V, no máximo, tensão que inicialmente pode chegar à 15.000V.
Um transformador é formado por enrolamento: que é formado de várias bobinas de cobre eletrolítico (quanto mais enrolado, mais potência) e recebem uma camada de verniz sintético como isolante; e núcleo: feito de um material ferromagnético, responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário, onde há uma relação de troca de energia entre as bobinas componentes, onde uma recebe a alta tensão, transportando para a outra a tensão reduzida; Essas duas partes compõe a parte ativa enquanto as demais partes são complementares. Em cidades muito remotas ainda não tem energia elétrica por problemas de vazamento de óleo nos transformadores que não suportam, e as que tem energia, chega em tensão de 220V. Um exemplo de transformador, é o dos carregadores de celular, que reduzem as tensões de 170V apenas para 7V que é o que a maioria dos celulares utiliza. Contudo os transformadores também atuam com elevação da tensão, em exemplo, para o uso industrial, são utilizadas as chamadas subestações de energia, que também atuam na distribuição. O fornecimento de energia é dado por um complexo sistema de subestações e usinas que integram o SIN (Sistema Interligado Nacional) que é o sistema de produção e transmissão de energia do Brasil.


CONCLUSÃO: Com o crescimento populacional, foi cometido um grave erro, que é a sobrecarga de transformadores usados da rede de distribuição elétrica, por exemplo, transformadores programados para abastecer quarenta casas, foram sobrecarregados com oitenta, o que ocasiona constantes quedas de energia nos bairros mais populosos por falta de planejamento. Transformadores estão presentes em todos nossos dias, contudo é algo que a maioria das pessoas não sabem para que serve, contudo é importante que se saiba o que são, e que estão mais presentes do que pensamos.


REFERÊNCIAS: 


REFERÊNCIA DAS IMAGENS:

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwivkqrp0ozOAhWQPpAKHRQ1BgwQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.energy.siemens.com%2Fbr%2Fpt%2Ftransmissao-de-energia%2Ftransformadores%2Ftransformadores-de-potencia%2Ftransformadores-de-forca.htm&psig=AFQjCNEM5YzqJyrAeq4_vfLFpkPp_0S2nQ&ust=1469468481613035

Um comentário: