quinta-feira, 14 de julho de 2016



Montevidéu 



Alana Dias
Aniele Conceição
Bruna Eduarda
Janaína Dultra
Luis Augusto
Sarah Oliveira[1]



Resumo: Este artigo tem a finalidade falar sobre os aspectos geográfico e histórico de Montevidéu, falando sobre a Batalha do Rio de Prata explicando breves acontecimentos antes e depois da Batalha, que foi a grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu nas aguas do Uruguai na cidade de Montevidéu e sobre o Graf Spee um navio de guerra da marinha alemã.





Palavras-chaves: Montevidéu, Batalha do Rio de Prata, Segunda Guerra Mundiale Graf Spee.





Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai, localiza-se nas margens do rio prata a 67 km de costa, localizada na zona sul, nasceu em um pequeno povoado dos índios tapes e dos imigrantes das canárias. Embora o Uruguai seja o segundo menores pais da América do sul, ela tem uma localização geográfica privilegiada tendo como característica de rota principal de movimentação de cargas do MERCOSUL, além disso, Montevidéu é considerada umas das cidades mais segura do mundo e se destaca por ser a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida. 






Latitude de 34°53’59.28”S



Longitude de 56°09’52.86”O




https://www.google.com.br/maps/place/Montevid%C3%A9u,+Uruguai/@-34.8196216,- 56.5103936,10z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x959f80ffc63bf7d3:0x6b321b2e355bec99!8m2!3d-34.9011127!4d-56.1645314












Batalha do Rio Prata





Como se não bastasse uma primeira grande guerra houve a segunda, esta foi tão grande e objetiva como havia sido a primeira. Essa segunda guerra aconteceu tanto pelas terras quanto pelos mares. Foi a primeira grande batalha naval, que aconteceu entre os ingleses e alemães, próximos ao estuário do rio da prata, no atlântico sul em 13 de dezembro de 1939. Hitler estava muito orgulhoso de seu navio de guerra Graf Spee, definia esse navio dessa forma “O mais forte que o mais veloz, e mais veloz que mais forte.” (Palacios, Ariel; , 2009)[i]






Esse navio ao ser construído tinha o objetivo de sabotar os outros navios que iriam combater com ele, o objetivo era afundar todos os navios mercantes possíveis para estragar a economia dos outros países. Após o Graf Spee afunda navios, a Grã- Bretanha e a França estavam alerta, criando forças navais para procurar os navios e criando sete forças separadas estrategicamente, essas buscas não obteve nenhum sucesso, ate que o comandante do Graf Spee, após analisa rotas de possibilidades, resolveu navegar na rota da Argentina para Europa, para atacar navios Britânicos.





Foi uma grande batalha entre navios cada um com sua singularidade, uns mais fortes em todos os sentidos e outros mais leves, mas em compensação mais rápidos. Todos ali focados em ganhar a batalha. O grande Graf Spee seguia afundando muitos navios, dessas formas os navios que sobraram se coligaram para atacar o Graf Spee, logo após, houve muitos disparos contra ele e assim o danificou. O capitão decidiu então abandonar à zona de guerra e foi em direção de Montevidéu para reparar os donos no navio, mas infelizmente isso não foi possível. Dessa forma o capitão do Graf Spee, Langsdorff decidiu ir embora, mas a os inimigos ingleses estavam prontos para ataca-los, então o capitão concluiu em afundar o navio, e assim se terminou a historia do grande Admiral Graf Spee.





Então começou a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial entre as marinhas inglesas e alemãs, ocorreu no Rio de Prata, ficou conhecida como a “A Batalha do Rio de Prata”. Travada entre as marinhas inglesas, liderada pelo Henry Harwoond e as marinhas alemãs lideradas pelo Hang Langsdorff. A marinha britânica era superior á marinha alemã no dia 13 de dezembro, o Graf Spee foi visto pelos Cruzadores ingleses e a batalha iniciou, a estratégia de Harwoond foi posta em prática, mas o Graf Spee atacou pesadamente o Exeter que rapidamente foi posto fora de ação. 





Vendo a situação difícil do seu cruzador pesado, Harwood ordenou o ataque a todo vapor dos dois outros cruzadores, que diminuíram a distância que os separavam do inimigo. Quando se aproximaram, seus tiros tiveram efeito sobre o Graf Spee que precisou diminuir o fogo. O Exeter que apesar de muito atingido ainda navegava, recuou e seguiu para as Malvinas para reparo. Ainda que os tiros dos cruzadores leves não tenham danificado a estrutura do Graf Spee; causaram alguns estragos e os alemães perderam 36 homens. Sendo alvos de todo poder de fogo do navio alemão, Harwood ordenou o fim do engajamento e a volta a uma distância segura. O capitão Langsdorf que se viu em apuros por ter que enfrentar três cruzadores, rumou para o continente, sendo sempre perseguido pelos ingleses. Harwood não queria perder o navio alemão, ainda achava ter chance de derrotá-lo, mas para sua surpresa, este seguiu para o porto uruguaio de Montevidéu, na foz do Rio da Prata.








Concluímos que no final de 1939, perto do porto de Montevidéu, se encerrava o ultimo ato de um dramático acontecimento, que seria conhecido com a batalha do rio de prata. Apesar de possuir excelentes navios e tripulações, a Alemanha nunca se constitui em uma potencia naval. Após a I Guerra Mundial, a Alemanha foi punida pelo Tratado de Versalhes e se viu obrigada a construir uma nova e modesta marinha de guerra. Os couraçados e bolso receberam instruções de atacar nos lugares mais inesperados com o propósito de manter as esquadras aliadas dispersas, principalmente a Home Fleet, facilitando o processo de andamento de outras ações navais contra a Inglaterra.



Referências



https://es.wikipedia.org/wiki/Montevideo

https://carta-natal.es/ciudades/Uruguay/Montevideo

http://www.suapesquisa.com/cidadesdomundo/montevideu.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geogrsfis_do_Uruguai

http://www.uruguai.org/a-historia-de-montevideu/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montevid%C3%A9u

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha _do_Rio_da_Prata










[1] Alunos do 3ºcv do C.E.P.E.S.F




[i] Mais informações disponível em:

Palacios, Ariel; . (2009). Orgulho de Hitler foi a pique à frente de Montevidéu há 70 anos.

Um comentário:

  1. -Precisa ter atenção com a escrita das palavras.
    -Cuidado com a organização das ideias.
    -O texto parece confuso em alguns pontos.

    ResponderExcluir