sexta-feira, 15 de julho de 2016

AUSCHWITZ

Alan Matos
                  Yuri Bispo  
Thiago Souza


RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar um dos maiores e terríveis campos de concentração criado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial. Nele apresentamos dados sobre sua localização e fatos históricos. 

Palavras-chaves: Auschwitz, campo de concentração, Oświęcim, Polônia, Segunda guerra mundial.

Aspectos Físicos

    Na pequena Polônia, província onde esta situada o condado de Oświęcim, local onde se encontra o centro de concentração de Auschwitz, o campo principal de Auschwitz tem uma área de 40 km² está situado no cruzamento de cidades polacas e está localizado a 60 km a oeste da cidade de Cracóvia, nos terrenos antigos do quartel do exército austríaco e foi utilizado pela última vez pelo exército polonês. Em 1944, o campo de Auschwitz era constituído por um total de 28 quartéis de tijolos de dois andares e foi separado em Três seções: Auschwitz I (campo principal), Auschwitz-Birkenau, Auschwitz III (Monowitz).

   As condições climáticas que predomina a região de Auschwitz são influenciadas pelo clima Marinha-inverno ameno, geralmente apresentam um verão quente com estações secas. A sua temperatura média no ano e abaixo de 22°C, há uma concentração de neve maior nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro e há grande concentração pluviométrica nos meses de maio, abril e junho, além de apresentar uma razoável quantidade de dias que contém nevoeiros e tempestades.

    A vegetação de Auschwitz é constituída pela grande maioria de florestas temperadas de coníferas e planifólias, em relação às coníferas são poucas as espécies que estão adaptadas a essa condição climática entre elas se destacam o pinho e o abeto. Auschwitz possuem um solo consideravelmente evoluído e é uma região onde o relevo predominante é a sua superfície montanhosa, porém a Polônia é um país com planícies estendidas pelo norte do país, mas com uma quantidade de montanhas ao sul do país. Oświęcim ou Auschwitz era uma cidade que se localizava em uma região montanhosa, mas devido aos bombardeios na Segunda Guerra Mundial, ela perdeu sua área montanhosa sobrando apenas 8,6% de sua área elevada, as montanhas na região chegam até 224 m de altitude. Já sua hidrografia é bastante rica, pois na região de Auschwitz atravessa um dos maiores rios da Europa o rio Vístula e deságua no Mar báltico, este rio contem cerca de 46% do território polonês.



Coordenadas:

Latitude de 50°02’09.0”N
Longitude de 19°10’42.0”E

Fuso Horário: CET (UTC+1)



Google Earth

Google Maps




Fato Histórico


     Oświęcim era uma pequena cidade da Polônia localizada a 60 km de Cracórvia em 1939, que ficava próxima a um campo de concentração, Auschwitz que voltou a ser reativada depois da invasão alemã a Polônia em setembro de 1939, a pequena cidade de Oświęcim ficou conhecida como Auschwitz pelos alemães depois de sua conquista, em 27 de abril de 1940 o Heinrich Himmler ordenou que todos os alojamentos de armas do exercito em Auschwitz antiga Oświęcim fossem transformadas em campos de concentração e um campo de extermínio, por causa do super enchimento em prisões na Alemanha de judeus, poloneses, ciganos, e muitos outros prisioneiros de guerra. Sendo o maior campo de concentração a ser criado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, Auschwitz tornou-se símbolo de holocaustos para o governo de Adolf Hitler. Em maio de 1940 foi inaugurado o primeiro campo de concentração em Auschwitz, Auschwitz I ficaria conhecido como o campo principal e centro administrativo para extermínio e é onde esta localizada a placa com a frase “Arbert Mach Frei” (O trabalho liberta), onde muitas pessoas que viviam nas proximidades do campo foram enganadas e convocadas para trabalhar, mas acabam sendo prisioneiros e forçados a trabalhar no campo.

   Entres os anos de 1940 a 1945 foram transferidos no mínimo de 1,3 milhões de pessoas para os complexos em Auschwitz, sendo que 1,1 milhões de prisioneiros que foram deportados para os campos foram mortas pelas autoridades. Porém além dos trabalhos forçados muitos presos foram submetidos a testes químicos, em setembro de 1941 foi criado e testado a primeira câmara de gás, o gás desenvolvido para a câmara foi um pesticida muito letal e muito perigoso ao ser inalado, este gás a base de cianureto e chamado de Zyklon-B que matou cerca de seiscentos prisioneiros de guerra soviéticos e cento e cinqüenta poloneses, o teste foi classificado pelos cientistas e diretores do campo como um sucesso e foi utilizado nos campos a serem criados nos anos seguintes.

Essa foto mostra o desespero das pessoas na câmara de gás.

   Em outubro de 1941 teve início ao segundo campo Auschwitz II ou Auschwitz-Birkenau que foi construído em Birkenau a cerca de 3 km do primeiro campo de concentração, porém o único e principal objetivo desse campo era de extermínio de presos, sendo que este campo teve o maior índice de mortes registradas em campos de concentrações tendo mais de um milhão de judeus e cerca de 10 mil de ciganos mortos. O campo de concentração Auschwitz II foi o único campo que atendia aos pedidos do governo para matar e exterminar judeus capturados por toda a Europa, mas para isso foram criadas muitas câmaras de gás e complexos para crematório dos prisioneiros, sendo também criado um campo para ciganos em dezembro de 1942, aumento nas câmaras de gás para que pudesse matar um numero maior de presos.

   Já o terceiro campo de concentração Auschwitz III – Monowitz começou suas atividades em outubro de 1942 para ser um sub-campo para a Auschwitz I, mas foi transformada em um campo de trabalho forçado para a empresa alemã IG Farben a pedido dos executivos e os outros trinta e nove sub-campos foram de usos para construção e produção militar, produção na metalúrgica e também para mineradora.

      Além dos três principais campos de concentração em Auschwitz, o governo nazista de Hitler junto com as autoridades de Auschwitz, criaram também cerca de 40 sub-campos nas áreas ao redor dos principais campos de concentração com intuito de utilizar os prisioneiros para ajudar na produção industrial, na construção de armamento para o exercito, em industriais de extração de carvão e de pedreiras em minas. Sendo que os prisioneiros não tinham tempo de descanso, e quando os guardas achavam alguém fraco ou doente os mandavam diretamente para o campo Auschwitz-Bikernau para que fossem exterminados. Nos campos de concentração de Auschwitz todos os prisioneiros que eram postos para trabalhos forçados em campos e sub-campos tinham uma identificação por meio de uma serie de números tatuados no seu braço esquerdo. 

   Conforme os anos se passavam cerca de 2,5 milhões de prisioneiros morreram nos campos, sendo muito baixas as chances de fugas alguns conseguiram fugir, mas ainda assim eram punidos severamente os que não conseguia fugir. Todos esses prisioneiros viveram em cativeiro por quatro anos até que em 27 de janeiro de 1945 tropas soviéticas libertaram cerca de 7.500 prisioneiros em vários campos de Auschwitz.



Conclusão: Concluímos que Auschwitz foi o maior local de atrocidades, comandados por comandantes alemães que realizaram várias experiências médicas desumanas e foram mortos mais de um milhão de pessoas, para muitas pessoas Auschwitz foi um verdadeiro inferno durante os anos de 1939-1946, pois como um sinal de holocausto nazista, muitos sofreram, perderam suas famílias e além de que a Polônia ficou marcada por estes terríveis anos.

Refêrencias:

Um comentário:

  1. -Faltou tratar melhor das atrocidades que aconteciam nos campos de concentração.
    -Poderiam tratar da situação precária vivida pelos judeus nos campos de concentração.

    ResponderExcluir