segunda-feira, 11 de julho de 2016

O que são imãs?

Para que servem? 

E como funcionam?


Alam Matos
Thiago de Souza
Yuri Bispo



RESUMO: Este artigo tem como finalidade mostrar a importância dos imãs, como eles funcionam e para que servem, os imãs são capazes de ajudar e muito os trabalhos das pessoas pois estão por todos os lugares em quase tudo ao nosso redor, sendo que podem ser divididos em várias partes sem perder sua capacidade magnética. 




Palavra-Chave: Campo magnético, Pólos da terra, Imã de neodímio, Dipolos, Substancias Ferromagnéticas, Inovações para o futuro. 



ABSTRACT: This article aims to show the importance of the imams, how they work and what they are, the magnets are able to help and the work of the people as they are everywhere in almost everything around us, and can give divided into several parts without losing their magnetic ability. 




Introdução

O que são imãs, o imã é um corpo de matéria feito por substancia que é capaz de atrair materiais ferromagnéticos, tipos de ferro e outros metais, mas o imã é utilizado para estudos sobre o magnetismo. Na antiguidade o magnetismo era muito envolvido com o misticismo, e ele era conhecido através do minério magnetita e só foi a partir do século XVI que os magnetismos foram relacionados à eletricidade estudado com rigor por William Gilbert que foi o primeiro a descobrir o campo magnético com a bussola rudimentar. A dois tipos de imã os artificiais e os naturais, os artificiais são mais forte que os naturais, os imã naturais são compostos de oxido de ferro que e denominado magnética, pois são encontrados principalmente na natureza, os artificiais são feitos através de uma serie de atritos com o imã natural e a capacidade magnética desse imã são maiores do que os naturais, nos imã existem dois tipos de pólos o norte e sul, o norte aponta para o pólo norte da terra e sul aponta para o pólo sul da terra.

Os pólos magnéticos de um imã é a região onde ocorre a intensificação das ações magnéticas. O imã é constituído por dois pólos: Pólo Norte e Pólo Sul, eles geralmente estão localizados em suas extremidades, mas há exceções como, por exemplo, o imã que é em forma de disco. Ao utilizar o imã, há duas formas para eles serem repelidos e também duas formas de serem atraídos:


Nessas imagens explicasse claramente o que acontece ao manusearmos um imã: Para que haja uma atração entre eles, o pólo sul deve estar próximo ao pólo norte, ou seja, são pólos diferentes. Já a repulsão é quando acontece à ligação de pólos iguais isso ocasiona uma imediata repulsão. Um fator importante dos imãs é que os pólos se atraem ou se repelem devidos as suas características, quando se divide um imã muitos pensam que ele perde sua atração magnética, porém ao se dividir ele continua tendo dois pólos, pois não podem estar separado.

Tipos de Imãs

Imãs de Alnico: Geralmente apresentam formatos de anéis, blocos, ferradura entre outros. Eles são uma liga de ferro constituída por alumínio e cobalto. Eles suportam uma temperatura de até 550° C sem perder suas capacidades magnética, são muito utilizados em alto falantes, captadores de guitarra elétrica e instrumentos de medidas. Uma curiosidade bastante interessante desse tipo de imã é que ele aguenta levantar mais de 1000 vezes do seu peso.
Imãs de cerâmica e ferrite: São caracterizados por possuir uma considerável resistência a corrosão. Este tipo de imã conte uma boa qualidade no seu campo eletromagnético com sua temperatura Curie de 300º C suportando vários tipos de gases,ácidos e sais lubrificando. Bastante utilizado na segurança de casas por meio de alarme, sensores, para brinquedos e alguns motores.
Imãs de Samário-Cobalto: São os novos tipos de imãs, também chamados de imãs de terras raras, este imã é caracterizado por ter uma enorme força magnética, ter uma estabilidade, ter uma alta resistência a temperatura de 250º ate 350º C. Sendo bastante usado em unidade de discos,acoplamentos de bombas,sistemas de satélites e motores.
Um dos imãs mas poderosos que existe é o imã Neodímio, pois quando ele é combinado com Ferro e Boro é capaz de criar uma pequena, leve e simples peça metálica com um grande campo magnético, este imã suporta temperaturas de até 120°C e é utilizado para aplicações industriais onde é necessária muita força magnética e também pelo seu tamanho pequeno e leve.
Um imã perde sua total capacidade magnética quando é exposto a uma alta intensidade de calor em suas extremidades, pois todo tipo de imã tem uma temperatura Curie que é a, mas alta temperatura que um imã suporta.
O imã está em todos os lugares, por todos os lados você encontra um objeto metálico usando imã, tais como caixa de som, em indústrias, empresas marítimas, em unidades de disco rígido ou em Coolers de computadores, em bussolas, em parques temáticos na utilização de montanhas russas para que os carros fiquem nos trilhos através do mecanismo magnético, e o mais comum são os imãs de geladeira, pois estão em quase todas as casas, dentre outros.

Imãs de geladeiras.

Imã utilizado em bússola.

Outros tipos de objetos que utiliza imãs.

O que muitas pessoas não sabem é que alguns imãs ao entrar em contato com aparelhos elétricos podem resultar em curtos circuitos através da intensidade de campos elétricos, podendo também causar danos a televisores, componentes de hardwares e também objetos sonoros.

CONCLUSÃO: Como já sabemos a utilização de imã é algo que vem a inovar muito o sistema tecnológico tanto como o industrial como para o nosso uso, também vimos que existem dois tipos de imãs: naturais e artificiais, podendo ser permanente ou temporal sua capacidade magnética, mais isso ocorre pelo fato dos imãs existirem em muitas formas, tamanhos e aplicações diferentes, concluimos então que o Imã é de extrema importância.

REFERENCIAS:





2 comentários: