quarta-feira, 23 de novembro de 2016


       ELEIÇÕES NORTE AMERICANAS


                                                 Ana Camile
                                                 Dailiane Borges
                                                Dayane Menezes
                                                 Eduardo Lessa
                                                  Laiane Borges
                                                   Luis Augusto

Resumo: Esse artigo demonstrará como funciona o sistema politico Norte Americano ao longo do tempo, enfatizando como surgiu os partidos políticos e também a relação e a diferença entre o Brasil e Estados Unidos no sistema político.

Palavras Chaves: Eleição Americana; Democrata; Republicano; Presidentes; Brasil X EUA;


Nos Estados Unidos da América, a população escolhe seu candidato cada 4 anos, similar ao Brasil possui o sistema do voto secreto. As votações são permitidas para maiores de 18 anos e para jovens de 16 em alguns lugares, no dia das eleições os cidadãos vão as urnas e votam no seu candidato.
A grande diferença é que a votação nos estados unidos são indiretas, apesar das pessoas votarem no candidato, o seu voto não é automaticamente computado para o candidato nomeado e, sim direcionado para delegados ligados a esse candidato. Os delegados são membros do partido presentes Convenção Nacional, votando em função do que foi decidido pelos eleitores de cada Estado americano.
Esse sistema pode fazer muita diferença, como aconteceu com George W. Bush, perdeu muitos votos para Al Gore na contagem do pais, mas Bush foi eleito porque a maioria dos votos dos delegados foram para ele.

Como Funciona?

Para uma pessoa ser eleita e atuar como presidente do país, deve ser um cidadão congênito dos EUA, ter pelo menos 35 anos de idade e ser um residente local por um período de catorze anos. Os candidatos entram em um partido que são de acordo com seus planos, em seguida os partidos realizam eleições entre eles para escolher o representante do partido.
O presidente se elege em uma assembleia formada por 538 delegados, composta por 100 Senadores,435 Deputados e 3 Delegados, sendo necessário 270 votos para decidir o próximo presidente do pais, A quantidade de delegados é de acordo com o número de pessoas que vivem no estado. Os estados com mais delegados são: Califórnia com 55 delegados, Texas 38, Florida 29, Nova York 29, Illinois 20, Pensilvânia 20 e Ohio 18.
O candidato vencedor leva todos os votos (“Winner Takes it All”). As únicas exceções são Maine e Nebraska, que seguem as suas próprias regras para distribuir os votos: uma parte para o vencedor e uma parte para o vencedor de cada distrito dentro do estado.
Uma das inúmeras diferenças comparando o Brasil é que o voto nos EUA é facultativo e pode ser feito com antecedência e também a distância por e-mail ou fax. O cidadão não é obrigado a votar, o voto é opcional. Isso resulta que as campanhas não sejam só para que o cidadão vote em determinado candidato, mas para que o cidadão participe das eleições. O estado de Nevada é o único que possui a opção “nenhum desses candidatos” o que é bastante desnecessário no sistema eleitoral Norte Americano.
O dia em que ocorre a votação é na primeira terça feira de novembro, esse dia está determinado desde 1845.E não é determinado um feriado, por causa das opções de voto que propõe mais facilidades.

Partidos Americanos:

Após a Guerra Civil Americana de 1861 a 1865, os EUA passaram por grandes reavaliações políticas e econômicas. A escravidão, por exemplo, foi abolida, mas a atividade precisava continuar de alguma forma. Desta forma, não demorou para que o país se projetasse, Mas Foi após a Primeira Guerra Mundial que os partidos republicano e democrata passaram a definir suas posições oficiais.
Membros do Partido Democrata juntaram-se ao Partido Republicano, criando uma frente abertamente conservadora. O Partido Democrata, no que lhe diz respeito, adotou um sistema mais progressista, voltado para classe trabalhista.
Apesar de existir 78 partidos os que se destacam são o Republicano e o Democrata. Desde 1930 o Partido Democrata se posiciona na esquerda enquanto o Partido Republicano se posiciona na Direita na política.

Partido Republicano:

Fundado em 1854 ganhou notoriedade em 1860 com a eleição de Abraham Lincoln, com sua ideologia de Governo pouca atuação do governo na economia, conservadorismo pouco investimento em áreas sociais, liberdade de mercado, baixos impostos.
 Os principais apoiadores são pessoas da classe alta como: empresários, norte-americanos de famílias tradicionais e conservadoras, profissionais liberais, empreendedores, protestantes conservadores, entre outros.

 Partido Democrata:

 Fundado em 1829 tem como suas ideologias participação social visando o melhor para os cidadãos, cobrança de altos impostos para os mais ricos, regulação do mercado para que não ocorra distorções. .

Os principais apoiadores desse partido são: intelectuais, professores, jornalistas, artistas, trabalhadores sindicalizados, latinos, imigrantes, homossexuais, católicos, judeus, entre outros.

BRASIL x EUA

Embora a forma de Organização do Estado Brasileiro tenha sido feita baseada no modelo dos Estados Unidos. As diferenças são muitas, Abaixo estão algumas comparações entre os dois países:

BRASIL:

No Brasil Existem Normas que disciplinam a criação e funcionamento de partidos, ao todo são 35 partidos oficiais para disputar eleições, e para lançar candidatos a presidente.
O concorrente não pode se eleger sem filiação a um partido é eleito o candidato(a) que obtiver  mais votos da população geral.
O candidato(a) a presidente pode participar de uma coligação com dezenas de outros partidos ,sendo assim, o candidato a vice presidente pode ser de outro partido.
Não há uma definição de quem o Estado tem mais afinidade com partido, os partidos brasileiros conseguem votos com apelos.

EUA :

Sendo o oposto do sistema político brasileiro,  os EUA não faz nenhuma norma a partidos políticos. Ao contrário do que aparenta ser, pelo destaque dos partidos Democratas x Republicanos, não existe o bipartidarismos. Na primeira eleição de 2009 por exemplo, 76 partidos lançaram candidatos a presidente.
São possíveis as candidaturas independentes e sujeitas as mesmas regras das candidaturas partidárias, nem sempre o mais votado será o presidente. O candidato a vice deve ser do mesmo partido, há estados que tradicionalmente são democratas ou republicanos

PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS: 

Total de presidentes vencedores por partido ao longo dos séculos:
Republicano: 92 presidentes
Democrata: 85 presidentes
Democrata-Republicano: 28 presidentes
Whig :8 presidentes
Independente: 8 presidentes
Federalista: 4 presidentes

O partido que mais tempo esteve ininterruptamente com a Presidência foi o Partido Republicano.  Até o momento houve 18 presidentes republicanos entre 1851 e 2009, sendo que o primeiro eleito foi Abraham Lincoln. Os últimos presidentes republicanos foram: Richard Nixon 1969-1974, Gerald Ford 1974-1977 Ronald Reagan 1981-1989 George H. W. Bush, 1989-1993, George W. Bush 2001-2009.

O partido Democrata foi fundado por Thomas Jefferson, fazendo dele uma das mais antigas associações políticas ainda em atividade do mundo.15 dos 43 presidentes dos EUA foram democratas, incluindo Barack Obama o atual presidente. Os últimos presidentes democratas foram: Harry S. Truman 1945-1953, John F. Kennedy 1961-1963, Lyndon B. Johnson 1963-1969, Jimmy Carter 1977-1981, Bill Clinton 1993-2001, Barack Obama 2009 -2017.
O partido Whig com sua ideologia de protecionismo e na modernização teve como seus representantes Millard Fillmore 1850-1853 William Henry Harrison1841, John Tyler 1841-1845, Zachary Taylor, 1849-1850.
O partido Federalista benéfico a um Estado forte, com uma economia mercantil, tiveram seus primeiros dirigentes foram John Adams e Alexander Hamilton, mas a sua referência é George Washington
 Muitos candidatos escolhem não se afiliar a nenhum partido político são chamados de “Independentes” eles podem ser de qualquer posição política, mas o termo usado é centristas.

 ELEIÇÕES NORTE AMERICANAS ATUAIS:

A eleição Americana aconteceu na terça-feira como de costume no dia 8 de novembro. Foi a quinquagésima-oitava eleição presidencial dos EUA, O atual presidente, Barack Obama, não pode se eleger pois já cumpriu dois mandatos presidenciais, isso ocorre devido a Constituição dos Estados Unidos que mantem limites de prazo como líder do país. Como todas as eleições a disputa ficou acirrada entre os Republicanos e Democratas. Porem houve a participação de outros partidos como: Partido Verde representado por Jill Stein e o Partido Libertário por Gary Johnson.

O partido democrático foi representado pela Hillary Clinton para presidente e Tim Kaine para vice- presidente. Ela foi a primeira mulher a ser candidata a presidência por um partido grande na história dos EUA.
Hillary Clinton teve mais votos populacionais, mas Donald Trump teve 279 votos de delegados contra 228 da sua oponente. Por isso partido Republicano representado pelo empresário Donald Trump levou a vitória e foi eleito o próximo presidente dos Estados Unidos da América. Com suas propostas conservadoras e revolucionarias focadas em imigrantes, economia, previdência social e política externa ele garante ser o melhor presidente dos EUA.



Referências:
http://exame.abril.com.br/noticias-sobre/eleicoes-americanas/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/politica/como-eleito-presidente-dos-eua.htm

































Nenhum comentário:

Postar um comentário