segunda-feira, 11 de julho de 2016

GERADORES ELÉTRICOS

ALUNOS: Shirley Costa
Fernanda Kennia
Elielson Azevedo
Mariele Carine
Raquel de jesus
Ana Carolina
Maiane Leal



RESUMO: Este texto tem como finalidade dissertar sobre o que são os geradores elétricos e suas utilidades.

PALAVAS-CHAVE: Geradores elétricos, Tipos de geradores, Geradores no dia-a-dia.

Abstract: this text aims to elaborate on what are the electrical generators and their uses.



INTRODUÇÃO

No mundo atual quase ninguém consegue viver sem energia elétrica, essa descoberta vem facilitando a via dos seres humanos á muito tempo, ao longo do tempo muitas invenções facilitaram para o melhor uso da energia elétrica, exemplo disso são os geradores de elétricos.
Os geradores elétricos são aparelhos que convertem diferentes tipos de energia em energia elétrica. Sendo elas energia química, mecânica e até mesmo de fontes renováveis. Exemplo deles são as pilhas que transformam energia química em energia elétrica.
Geradores elétricos possuem dois polos: positivo (maior potencial elétrico), e um polo negativo (menor potencial elétrico). Em seu interior possui uma pequena resistência denominada de resistência interna.



Sendo E= Força eletromotriz do gerador
           r = Resistência interna do gerador

Na existência de uma corrente elétrica em um fio, surge um campo eletromagnético girando em torno do fio, dependendo do sentido da corrente será o sentido do campo magnético, o campo gira no sentido em que a corrente vai. Essa relação foi exposta através de experiências sendo conhecida como conhecida como Lei de Faraday.

Potência fornecida pelo gerador ao circuito elétrica é dada por:
 P = U.i
Sendo P = Potência fornecida
           U = Diferença de potencial entre os polos do gerador
             I = Corrente elétrica
Potência elétrica dissipada pelo gerador e dada por:
Pd = r.i.i
Sendo Pd =. Potencial total gerada
             r = Resistência interna do gerador
             I = Corrente elétrica
A equação característica do gerador é dada por:
U = E – r. i (o que se fornece para o circuito é o que se gera, menos o que se gasta no circuito).




Quando ligado em um circuito, devido a diferença de potencial entre os dois polos, o gerador ira ceder energia potencial elétrica as cargas livres dos elementos, criando assim uma corrente elétrica
Ligando em uma resistência interna muito pequena a corrente se torna nula , alcançando o máximo de corrente que um gerador pode gerar, chamada de curto circuito. Por esse motivo não se deve ligar geradores em condutores de resistência baixos, isso pode ocasionar perda do gerador ou até mesmo danos ao corpo humano.
                    
Quem criou os geradores elétricos?

O gerador elétrico foi inventado em 1866 por Werner von Siemens, um inventor industrial alemão, criador também do elevador elétrico e outras criações nas quais facilitaram a vida humana, além de ser um dos co-fundadorores da Siemens AG (um conglomerado industrial alemão, sendo o maior da Europa).
A ideia da criação do gerador elétrico já existia um pouco antes de ser aperfeiçoado, em 1830 o inventor inglês Michael Faraday viu a necessidade de criam um aparelho que gerasse uma quantidade maior de energia, já que na época existia as pilhas e baterias, nas quais transformavam energia química, com estudos desenvolveu um gerador mecânico. O gerador de Faraday consistia num disco de cobre que girava no campo magnético formado pelos polos de um ímã de ferradura e produzia uma corrente elétrica contínua.
Essa ideia influenciou para as futuras criações um conceito sobre geradores, que ajudou para aperfeiçoar essa grande criação ao longo dos anos.


Tipos de geradores

Geradores mecânicos
São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. O mais comum é o gerador de dínamo que é constituído por um imã fixo em um eixo móvel, ao redor deste eixo existe uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre o imã e a bobina.  Normalmente usados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

Geradores luminosos
São sistemas de geração de energia que transformam energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica. São singulares por sua matéria prima não ser de alto custo financeiro.

Geradores químicos
Convertem energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Um exemplo deles são as pilhas e baterias.

Geradores térmicos
São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente. Com calor ou vapor.

Os tipos geradores também são definidos por KVA: (potência ativa mais potência reativa)
Gerador elétrico de 1500 a 2500 KVA
Indicados para áreas que necessitam de máximo desempenho, como usina e indústrias de grande porte.
Gerador elétrico de 10 a 60 KVA
Utilizado em empresas do ramo de telecomunicações.

Porque gerador e não transformador de energia?
O termo gerador de energia não é muito correto, já que energia se transforma, contudo, para um gerador de energia é o que se adepta. O transformador de energia elétrica é um dispositivo que modifica a e distribui a tensão elétrica em potência adequada para consumo, já o gerador converte tipos de energia em energia elétrica.


A aplicação dos geradores elétricos no dia-a-dia.

Os geradores de eletricidade são aparelhos que utilizamos normalmente em nosso cotidiano. Em muitos momentos estamos fazendo uso desses geradores elétricos, mas nem percebemos, por haver vários tipos e formas, por exemplo podemos encontrar geradores de energia em equipamentos que nos rodeiam como as pilhas de controle remoto da TV até as baterias armazenadas nos carros. Alguns geradores elétricos são usados para a alimentação de equipamentos que necessita manter uma fonte de energia elétrica para assegura a sua continuidade. Esses geradores são mais usados para Hospitais, Grandes Indústrias, Comércios, Empresas. É nessas situações que a energia elétrica não pode faltar e em ter falhas, por isso, que os geradores elétricos se tornam uma melhor opção para fornecer energia.
Muitas pessoas usam um gerador portátil em sua residência, mas não é só para emergência, mas também para economizar energia e dinheiro. Esse gerador pode fornecer energia elétrica em uma residência quando houver uma queda na fonte elétrica.
Mas a função dos geradores portáteis não é só para alimentação dos equipamentos elétricos de toda a casa, são somente para os aparelhos que consideramos essências como por exemplo a televisão, geladeira, lâmpada e entre outros.

CONCLUSÃO

Geradores elétricos são aparelhos de grande importância no dia-a-dia, tanto em hospitais quanto em uma simples pilham, o uso e instalação deste aparelho deve ser da forma correta e consciente deve ser levado em conta. Afinal é um aparelho para facilitar e não dificultar a vida dos seres humanos.



REFERENCIAS:
Geradores Elétricos – InfoEscola
Gerador Elétrico - como funciona, tipos, dicas http://www.portaleletricista.com.br/gerador-eletrico-2/
Gerador Elétrico e Força Eletromotriz - Brasil Escola http://brasilescola.uol.com.br/fisica/geradores-eletricos-forca-eletromotriz.htm
REFERENCIAS IMAGENS
IMAGEM 1: gerador-eletrico.jpg (297×101)



_____________________________________________________
 Trabalho solicitado pela disciplina de física, apresentado pelos alunos: Shirley costa, Fernanda Kennia, Maiane Leal, Elielson Azevedo, Mariele Carine, Raquel de jesus e Ana Carolia.
Estadual Profº Edilson Souto Frere, Turma 3c-v colégio 

Um comentário: