sexta-feira, 11 de março de 2016

Entenda os relâmpagos

Entenda os relâmpagos



Breno Mascarenhas
Giovanna de Oliveira
Felipe Nascimento

Resumo:

Este artigo tem como objetivo explicação sobre o funcionamento do relâmpago, onde trará entendimento sobre o assunto.

Palavra-chave: Relâmpagos, raios, trovões, cuidados.

  É normal estarmos em casa ou em qualquer outro local, e sem ao menos esperar no céu percebemos um clarão bastante chamativo, onde muitos se assustam por causa do barulho causado. Esse clarão é chamado de relâmpago, que é um fenômeno bem conhecido em tempestades com nuvens eletricamente carregadas. Apesar de ser algo chamativo e realmente bonito, pode causar danos ou levar alguém até a morte, além da destruição dos locais atingidos.

  O relâmpago, como já sabemos é um clarão emitido entre uma nuvem e o solo, ou entre duas nuvens, podemos chamar essa emissão de descarga elétrica, que é produzido quando o campo elétrico de nuvens carregados em tempos de chuvas, ficando gradativamente pesada e acaba por fim lançando essa descarga entre as nuvens ou solo, ou também qualquer outro receptor; o mais conhecido por para-raios.

  "A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Se ligarmos um fio entre a nuvem e a terra daremos um curto-circuito na bateria e passará uma grande corrente elétrica pelo fio. O raio é este fio que liga a nuvem à terra. Em condições normais, o ar é um bom isolante de eletricidade. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a "voltagem" exitstente entre a nuvem e a terra é muito alta: vários milhões de volts (a "voltagem" das tomadas é de 110 ou 220 volts)." - Mundo Ciência."O que são raios?"


É como compararmos nuvem como polo negativo, e a terra como positivo, sabendo que forças opostas se atraem, a descarga elétrica da nuvem acaba encontrado o solo.


 Você já deve ter ouvido essa pergunta em algum lugar e com certeza ficou sem saber a resposta, qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?
Resposta = Na pratica, raio é a descarga elétrica e relâmpago, o clarão causado pelo raio, e trovão a onda sonora gerada pela descarga.


Formação dos relâmpagos:



 Sobre a formação dos relâmpagos, os cientistas em geral não têm uma ideia concreta sobre tal. Uma explicação sobre o relâmpago aceita é o seguinte: partículas do vapor da agua sobem pela atmosfera e se chocam com cristais de gelo, o choque entre as partículas fazem com que percam elétron deixando o mesmo com carga positiva. Porém, nessa perca ocorre uma troca, os elétrons perdidos vão para a parte inferior da nuvem e os carregados na parte superior
Os raios sempre foram fenômenos fascinantes, apesar de existirem vários mitos que explicam a existência dos mesmos, foi no século XVII, o cientista norte-americano Benjamin Franklin a natureza deste fenômeno.

Mitos e Verdades:

Não se deve usar celular?! 


 Acredito que você já deve ter ouvido muitas maneiras para se proteger dos relâmpagos, umas sem total logica, e outras até convincente, mas para que você apenas faça o necessário e o correto ao se proteger de relâmpagos, nós iremos te ajudar a desmistificar algumas maneiras de proteção mais conhecidas.
Você já deve ter escutado que durante o tempo de chuva, não se deve usar celular. Acredite! Isso é mito.
O celular só se tornaria perigoso se estivesse carregando, porque um fio do carregador é um condutor, e em condutores passam eletricidade, onde podem atrair também.

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?


“Um raio não pode cair no mesmo lugar duas vezes” Você já deve ter escutado isto. Mas saiba que é mito. Um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar.

Automóveis e relâmpagos


 Para os que andam bastante de carro, ônibus. O correto ao relampejar, é ficar dentro do carro e não sair, nem ficar fora do carro, pois o metal é um condutor e pode atrair eletricidade.

Usar guarda-chuva durante chuva


 Sobre usar guarda-chuvas durante o tempo de relâmpagos, é perigoso sim, pois o guarda-chuva tem partes metálicas, e como já sabemos metal é um bom condutor de eletricidade.


A arma que lança raios, ficção ou realidade?


  Todos nós quando éramos crianças já ouvimos falar que eletricidade é perigoso e que não se deve brincar com o mesmo. Mas para o cientista Rob Flickenger a eletricidade é algo extraordinário, além de ser uma diversão para quem é engenhoso o bastante para construir uma arma de raios de tesla, uma arma que lança uma descarga elétrica de 20Kv com corrente de 2Ka.
  A sua inspeção para construção da arma é uma simples imitação do aparelho usado pela jovem tesla no romance. No entanto a sua arma é bem maior do que a da historia parece um rifle feito em casa. Com bateria de furadeira elétrica. A arma funciona como uma bobina de tesla portátil construído em alumínio parecido a um NerfGun de brinquedo. Toda a afiação e parte elétrica ficam escondidas em um compartimento interno. Para o funcionamento de qualquer bobina de tesla, é necessária alta voltagem feita para suportar a corrente de centenas de volts sem superaquecer. Segundo o inventor, a sua bobina dura cerca de 30min. 
 


 Flinckenger disse que um bastão de baseball pode ser mais perigoso do que sua criação. Para provar que sua criação não seria perigosa (ou mortal) para quem estivesse operando. Flickenger diz “É muito mais provável que você machuque a si mesmo usando essa coisa” – Explica-o em sua página da internet. “Ela é uma escultura, uma peça de arte. Não se trata de uma arma assim com outros objetos não são feitos para ferir pessoas.


Artista cria pinturas com relâmpagos




   Muitos acreditam que o relâmpago é só um fenômeno bonito e que pode causa um mal, nos passando uma sensação para temer os raios, mas a criação de Bert Hickman, que usa esse fenômeno para criar obras de arte. O artista deu o nome de Capture Lightnings” (em português, “relâmpagos capturados”).

São espécies de blocos de acrílico com milhões de volts de carga elétrica “fossilizados”, formando padrões que refletem a luz como espelhos microscópicos.” – Site HYPESCIENCE






Ou seja, as figuras parecem ramos de árvores e folhas. Apesar de não serem comuns, até o corpo humano pode receber uma “tatuagem” temporária dessas figuras, quando uma pessoa é atingida por um raio. Geralmente, elas se formam nas costas, pernas e braços.” Site HYPESCIENCE


 Hickman e seus amigos, conseguiram transformar essas descargas elétricas em pinturas, que esta abaixo:






Considerando sobre os relâmpagos, podemos analisar que os mesmo são perigosos, mas se tomarmos cuidados, não ocorrerá danos as pessoas. E que não devemos ter medo deste fenômeno fascinante, e usarmos como exemplo os cientistas que citamos acima, onde com coragem usaram esse fenômeno para algo benigno. 

Referencias:







Vídeo relacionado ao trabalho:







Nenhum comentário:

Postar um comentário